26/04/2023

PIM COMPLETA 6 ANOS

PIM completa 6 anos de implantação em Ciríaco....

Em abril de 2023, o Programa Primeira Infância Melhor completa 6 anos de implantação em Ciríaco. Foram mais de 100 famílias contempladas com as intervenções realizadas por visitadores selecionados e capacitados, onde ofertam as famílias visitas domiciliares e atividades em grupos com atendimento focado nas especificidades e cultura de cada família, com uma interação afetiva, respeitosa através do diálogo, da abordagem lúdica e valorização do brincar.

ENTENDA O PROGRAMA: O Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública de ação socioeducativa que promove o desenvolvimento integral na primeira infância. Seu objetivo é apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os seis anos de idade. Suas ações buscam fortalecer as competências familiares nas funções de cuidado, proteção e educação da criança, facilitar o acesso à atenção básica em saúde, à proteção social básica e à educação.

COMO FUNCIONA: Os atendimentos do PIM ocorrem por meio de visitas domiciliares e atividades em grupo realizados periodicamente a famílias com gestantes e crianças menores de seis anos.

As ações têm como foco a promoção do desenvolvimento integral infantil, da parentalidade positiva, bem como a identificação de potencialidades e necessidades das famílias que devem ser articuladas em rede, visando a integralidade do cuidado.
COMO TUDO COMEÇOU: em 2017 o prefeito em exercício Arlindo Antônio Lopes assinou o termo de adesão do Programa, aceitando que o mesmo passasse a contribuir no desenvolvimento das famílias ciriaquenses. A partir de então, nomeou os membros do Grupo Técnico Municipal que seriam os responsáveis pela gestão do programa e iniciou-se os estudos com o aporte teórico que desse embasamento para a execução do mesmo. Abriu-se processo para seleção de visitadores e deu-se início a capacitação. Em 2018 as atividades passaram a ser desenvolvidas junto as famílias.

NOSSO OLHAR PARA A INFÂNCIA: Desde sua implantação, o programa liderou a construção de um novo olhar para a primeira infância, ao ambiente no qual a criança está inserida, ao acesso aos serviços sociais e de saúde, colocando em evidência a importância dos vínculos familiares e comunitários, do trabalho articulado em rede, defendendo o poder do brincar e a força dos afetos. Comemoramos hoje nossos avanços e, sobretudo, reafirmamos o compromisso com os direitos da criança na primeira infância. O programa atende especialmente aquelas famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças, considerando as particularidades do contexto cultural, das experiências, das necessidades e dos interesses. Nossa cobertura ainda está abaixo das expectativas, porém a equipe de trabalho encontrou vias de disseminar os conhecimentos do PIM para o máximo de pessoas possíveis, através de grupos de gestantes/pai/parceiro, grupos de puérperas, trabalhos educativos e projetos sobre planejamento familiar.

A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS ANOS: A existência de um programa exclusivo à atenção à primeira infância é relacionada em estudos científicos que compreendem a complexidade do ser humano nas fases iniciais do desenvolvimento. É nos primeiros anos de vida que se encontra o potencial de aprendizagem único, propiciado pela plasticidade e pelo ritmo da atividade cerebral. Além disso, é neste momento que se estabelecem vínculos, em que se reconhecem as figuras de cuidado, de apego e de proteção. Fundamentos teóricos que embasam a metodologia do PIM consideram pressupostos da Neurociência e estudiosos da personalidade humana, que correlacionam a qualidade do tempo dispensado pelas famílias/cuidadores à convivência com as crianças e o reflexo desta interação em diversos setores da vida. Referências multidisciplinares e avaliações recentes apontam a relação direta entre os investimentos na infância e a promoção da equidade e a diminuição dos ciclos de pobreza e da transmissão intergeracional da desigualdade. São constatadas, também, resultados positivos na redução de exposição a violências e reprodução de condutas violentas na adolescência e vida adulta.

Portanto o PIM que buscamos é esse, que enxerga o bebê/criança como individuo capaz, com potencialidades, podendo dessa forma ter suas primeiras relações com o mundo de forma mais funcional e saudável. Também buscamos evidenciar o olhar dos pais de forma que possam vir a construir uma nova visão sobre a família, com mais afeto e segurança. O que você faz pela sua criança hoje vale pela vida toda!
Solicite atendimento na sede do PIM Ciríaco.