Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

População estimada 2013: 5.029
População 2010: 4.922
Área da unidade territorial (km²): 273,873
Densidade demográfica (hab/km²): 17,97
Código do Município: 4305504
Gentílico: Ciriaquense
Prefeito: Arlindo Antônio Lopes

Data da Criação: 28 de dezembro de 1965 – Lei nº 5.195
Data da Instalação: 19 de maio de 1966
Microrregião: Passo Fundo
Mesorregião: Noroeste Rio-Grandense
Distância da Capital: 263km
Rodovias de Acesso: BR-285 e RS-434
Estradas Municipais: Segundo o Departamento Municipal de Engenharia, aproximadamente 750 km
Clima: Sub-tropical de altitude, com verões amenos e invernos rigorosos, com ocorrência de fortes geadas e, ocasionalmente, precipitação de neve.
Altitude: 753m no centro da Cidade, variando de 550m a 837m do ponto mais baixo ao ponto mais elevado do Município.
Localização: Ciríaco está situado entre os 28º15’ e 28º28” de latitude sul; 51º41’ e 52º31’ de longitude oeste, no divisor de águas das Bacias Hidrográficas do Uruguai e Guaíba.

Confrontações:
Ao Norte: Água Santa e Santa Cecília do Sul
Ao Sul: São Domingos do Sul e Santo Antônio do Palma
A Leste: Muliterno, David Canabarro e Vanini
Ao Oeste: Gentil e Santo Antônio do Palma

Histórico
Situado ao norte do Estado do Rio Grande do Sul, o nome Ciríaco tem origem no primeiro morador que se estabeleceu no local onde surgiu a cidade de Ciríaco. Não se tem dele nenhum registro escrito sobre sua estadia, origem ou procedência. Segundo os relatos da tradição, era procedente da fronteira do Rio Grande do Sul e teria se fixado, inicialmente, em Passo das Pedras, no Campo do Meio, no período de 1860 a 1890, hoje território ciriaquense. Não se tem relato se tinha família ou não. Segundo a tradição, Ciríaco, dono de uma posse de terras em Passo das Pedras, era famoso esgrimista, de fama em toda a região e seu principal paradeiro seria uma estalagem da família Oliveira, que era casa comercial e parada para pouso de tropeiros que faziam o percurso São Paulo-Fronteira do Rio Grande do Sul e vice-versa.
Um certo dia provocou um jovem tropeiro de Cruz Alta para um duelo e sofreu a primeira derrota. Ferido no seu orgulho de famoso peleador e alquebrado pelo anos, entregou a sua espada ao vencedor e adquiriu uma posse de terras na região da mata, onde construiu uma choupana e ali morreu e foi enterrado. Este local passou a ser conhecido como Ciríaco e foi ali que surgiu a cidade que levou seu nome.

Outros Dados:
Relevo: Ciríaco apresenta dois tipos de relevo: No sul, 1/3 da área do Município, formado por terrenos acidentados de encostas íngremes e pedregosas; O centro-norte, formado por terrenos ondulados, continuidade do Planalto Médio.

Hidrografia: Os mais importantes rios em volume de água e extensão são os Rios São Domingos e Quaraim, ambos não navegáveis. Os principais riachos são: Ciríaco, Machado, Santo Antônio, Passa Passa, Rosa e Cachoeira.

Vegetação: O sul ciriaquense foi uma exuberante floresta de araucárias, totalmente devastada. Hoje, por serem terrenos de difícil aproveitamento, 2/3 da região voltou a se transformar em floresta natural, porém com rara presença da árvore símbolo, a araucária. O centro-norte, 2/3 do território, já foi campo nativo, intermeado por inúmeros capões de araucárias e outras espécies, hoje ocupado por lavouras extensivas e pastagens artificiais. Pouco restou da paisagem primitiva.

Rodovias: Ciríaco é cortado por duas rodovias asfaltadas: BR-285, que corta o Município de Leste a Oeste, e RS-434, que corta o Município de Norte a Sul.

Distritos:
1º - Ciríaco
2º - Cruzaltinha
3º - São João Bosco

Feriados Municipais – Lei Municipal nº 1.543/2010
19 de maio: Dia do Município
1º de outubro: Dia de Santa Terezinha do Menino Jesus - Padroeira do Município
8 de dezembro: Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Número de Eleitores (TRE/RS) Total: 4.083
Homens: 2.105
Mulheres: 1.978
Analfabetos: 160
Menores: 152
População/Eleitores: 82,95%
Fontes: IBGE 2010, TRE e Câmara Municipal de Vereadores.

Conteúdo Rodapé